Camaçari tem 100 novos casos de HIV/AIDS por ano

 

Segundo levantamento do centro, em 2019 surgiram 110 novos casos de HIV em Camaçari (Foto: Reprodução)
Segundo levantamento do centro, em 2019 surgiram 110 novos casos de HIV em Camaçari (Foto: Reprodução)

Por causa da pandemia de Covid-19 e as milhares de mortes de causadas pela doença no Brasil e no mundo inteiro, bem pouco se falou sobre outras doenças contagiosas e letais ao longo desse ano. Com a aproximação do Dia Internacional de Luta Contra a Aids (01/12) e a campanha Dezembro Vermelho, realizada em várias partes do mundo, outra epidemia volta a pauta: a de HIV/AIDS.

Epidemia que já dura 40 anos no mundo inteiro, a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS, sigla em inglês), causada pelo vírus HIV, é tema constante em ações de saúde, já que, embora seja de fácil prevenção, continua fazendo mais e mais vítimas todos os anos. Além disso, mesmo após décadas de estudos, a ciência ainda não conseguiu produzir uma vacina.

Em Camaçari, dados do Centro de Especialidades em Saúde (Cres) revelam a ocorrência de cerca de 100 novos casos a cada ano. “Todos os anos temos em média 10 a 120 novos casos na cidade. Isso pode e deve diminuir. Mas, para tanto é preciso que as pessoas se conscientizem da importância de usar a camisinha”, destaca  a coordenadora do Cres, Carla Bressy.

Ainda segundo ela, atualmente, 1.060 pacientes são acompanhados mensalmente pela equipe da unidade e 98% desses pacientes contraíram HIV por não usarem o preservativo em relações sexuais. Segundo levantamento do centro, em 2019 surgiram 110 novos casos de HIV em Camaçari. Este ano, mesmo com as determinações de isolamento e distanciamento social por causa da Covid-19, o número permanece semelhante: até o mês de outubro, foram registrados 90 novos casos.

HIV não é AIDS

Assim como ocorre com a Covid-19 e outras infecções virais, ter o vírus não significa que a pessoa obrigatoriamente irá desenvolver a doença. É exatamente aí que mora maior parte do perigo, já que qualquer pessoa soropositiva (que carrega o vírus, mão não desenvolveu a doença) pode transmitir o vírus em sequer saber que está colocando a vida de outras pessoas em risco.

Além da diferença entre ter o vírus (HIV) e a doença (AIDS), de acordo com o Ministério da Saúde, os primeiros sintomas da doença são muito parecidos com os de uma gripe, como febre, dor de garganta e mal-estar e podem ocorrer semanas depois da infecção. Por isso, a maioria dos casos passa despercebida.

Daí a importância de sempre usar camisinha em relações sexuais, mesmo entre namorados ou casados e procurar a unidade de saúde em caso de exposição ou suspeita de exposição.

Mas, o que é AIDS?

A AIDS é a doença causada pelo vírus HIV. O vírus ataca continuamente as células do sistema imunológico, fazendo com que elas parem de funcionar. Sem essa defesa natural, a pessoa fica exposta a toda sorte de outras infecções, chamadas doenças oportunistas, de forma que uma simples gripe pode se tornar fatal.

Não existe cura para a AIDS, mas o tratamento com antirretrovirais (ARVs), oferecidos de forma gratuita através do SUS para toda pessoa com diagnóstico positivo, pode retardar significativamente o progresso da doença, prevenir infecções secundárias e garantir total qualidade de vida.

Fique sabendo


Em Camaçari, de acordo com a prefeitura, são disponibilizados diariamente testes rápidos para detecção do HIV, sífilis, hepatite B e C na unidade do Cres, que fica localizado na Rua Oito de Dezembro, no bairro Dois de Julho, ao lado da Vigilância à Saúde, “Além dos testes rápidos, também realizamos o tratamento de todos os pacientes infectados com a distribuição dos medicamentos e acompanhamento com médico infectologista, psicóloga, assistente social, nutróloga e enfermagem. Também realizamos a distribuição de preservativos”, explica Carla Bressy.

Comentários

Nome

C1,3,calote,1,cultura,5,esportes,35,eventos,3,EXCLUSIVO,54,Famosos,7,MUNICÍPIOS BAIANO,26,notícias,67,policial,45,política,59,Portal Bahia,33,saúde,45,TV Nordeste,1,
ltr
item
Bahia Notícias / Esporte / Saúde / Cultura / Municípios / Bahia Notícias / Holofote: Camaçari tem 100 novos casos de HIV/AIDS por ano
Camaçari tem 100 novos casos de HIV/AIDS por ano
http://www.camacarifatosefotos.com.br/plugins/content/jumultithumb/Li4vLi4vLi4vaW1hZ2VzL3N0b3JpZXMvMjAxNi9BZ29zdG8vdGVzdGVoaXYyNjExLnBuZyZhbXA7dz05MDAmYW1wO2g9NjAwJmFtcDtxPTkwJmFtcDt6Yz0w.jpg
Bahia Notícias / Esporte / Saúde / Cultura / Municípios / Bahia Notícias / Holofote
https://www.portalbahianoticias.com.br/2020/11/camacari-tem-100-novos-casos-de-hivaids.html
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/2020/11/camacari-tem-100-novos-casos-de-hivaids.html
true
6394631663971599416
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar