Prefeitura descarta novas restrições em Salvador após alta na ocupação de leitos

 

Prefeitura descarta novas restrições em Salvador após alta na ocupação de leitos
Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

Após a gestão demonstrar preocupação com a alta na ocupação de leitos de UTI para Covid-19 no final de semana - no sábado, o índice chegou a 62% (veja aqui) -, o prefeito ACM Neto (DEM) disse nesta segunda-feira (23) que não está no seu radar voltar a proibir o funcionamento de atividades na capital baiana. 

 

A estratégia contra um possível repique na quantidade de casos e internações provocadas pela doença será a reabertura de leitos exclusivos para pacientes com coronavírus. Neste fim de semana, diante do aumento na ocupação, Neto ordenou a remontagem de 30 leitos de UTI, 10 no Hospital Municipal e 20 no Hospital de Referência do Itaigara. Com isso, a taxa caiu de 62% para 56% no domingo.

 

“Todo nosso esforço será no sentido de manter a taxa de ocupação dos leitos de UTI sob controle - entre 50% e 60% é o ideal. Por isso, determinei imediata reabertura desses 30 leitos. Temos dialogado com o governo do Estado, que pode, em um breve espaço de tempo, promover reabertura da Arena Fonte Nova - são 70 leitos a mais, caso seja necessário”, explicou o prefeito.

 

Apesar de não pensar em retomar as medidas restritivas, Neto voltou a falar no risco de uma segunda onda na capital baiana e afirmou que a população tem o dever de se proteger. 

 

“O que vai acontecer ou não depende muito de cada pessoa, de cada cidadão. É inaceitável quando a gente chega na rua e vê, por exemplo, em muitos lugares, a maior parte das pessoas sem máscara. Depois, quando tiver que fechar tudo, a culpa é do prefeito e do governador”, disse, colocando a responsabilidade na conta dos soteropolitanos, mesmo após as várias flexibilizações de atividades autorizadas pela prefeitura, inclusive em setores que costumam gerar aglomerações de pessoas, como bares e restaurantes, salões de beleza, shoppings e praias. 

 

“As pessoas não enxergam que, de fato, há risco sério de segunda onda, que a Covid continua mandando muita gente para o hospital, continua matando muita gente. A pandemia está aí. Só teremos um ambiente real de segurança quando tivermos uma vacina. E ninguém ainda pode marcar data para quando a vacina ficará pronta”, destacou.

Comentários

Nome

C1,3,calote,1,cultura,5,esportes,35,eventos,3,EXCLUSIVO,54,Famosos,7,MUNICÍPIOS BAIANO,26,notícias,67,policial,45,política,59,Portal Bahia,33,saúde,45,TV Nordeste,1,
ltr
item
Bahia Notícias / Esporte / Saúde / Cultura / Municípios / Bahia Notícias / Holofote: Prefeitura descarta novas restrições em Salvador após alta na ocupação de leitos
Prefeitura descarta novas restrições em Salvador após alta na ocupação de leitos
https://www.bahianoticias.com.br/fotos/principal_noticias/254632/IMAGEM_NOTICIA_5.jpg?checksum=1606142084
Bahia Notícias / Esporte / Saúde / Cultura / Municípios / Bahia Notícias / Holofote
https://www.portalbahianoticias.com.br/2020/11/prefeitura-descarta-novas-restricoes-em.html
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/2020/11/prefeitura-descarta-novas-restricoes-em.html
true
6394631663971599416
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar