Cortejado por Maia, Republicanos decide apoiar Lira na disputa pelo comando da Câmara

 


O presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), decidiu se juntar ao bloco do líder do PP, Arthur Lira (AL), candidato à presidência da Câmara.


Pereira era pré-candidato pelo grupo hoje mais alinhado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Na semana passada, porém, ele decidiu que insistiria na sua candidatura, mas sem o apoio do deputado do DEM.


Nesta quarta, ele bateu o martelo de que apoiará o nome de Lira para presidir a Casa no ano que vem. "Tinha um veto velado do Maia à minha pessoa", justificou Pereira à reportagem sobre a decisão de embarcar na candidatura do líder do PP.


A campanha de Lira afirma ter votos de PL, PSD, Solidariedade, Avante, PSC, PTB, PROS e Patriota. Juntos, eles somam 170 deputados. Com o Republicanos, que tem 31 deputados, o número de apoiadores de Lira sobe para 201.


Além desses, o entorno do líder do PP também conta com dissidentes da oposição e do PSL.


Do outro lado, o grupo ligado a Maia faz uma ofensiva sobre os partidos de esquerda para atrai-los para seu bloco.


O bloco do presidente da Câmara é formado por seis partidos (PSL, MDB, PSDB, DEM, Cidadania e PV), que reúnem 159 deputados. No entanto, calcula-se que apenas metade da bancada do PSL esteja alinhada a esse grupo. O restante, aliados de Bolsonaro, deve apoiar Lira.


A expectativa é a de que nesta quarta alguns partidos de esquerda confirmem o apoio ao grupo do deputado do DEM. O PC do B, o PDT e o PSB já avisaram que vão migrar para o bloco de Maia.


O PT tende a seguir este caminho. A formação do grupo, porém, tem como principal objetivo garantir a prioridade na indicação de cargos na mesa diretora.


Isso porque dentro dos partidos de esquerda há muita dissidência e votos favoráveis a Lira.


O nome do conjunto de siglas em torno de Maia que vai disputar a presidência ainda não está definido.


Se o anúncio do bloco ocorrer até esta quarta (17), a ideia é bater o martelo sobre o candidato até a próxima sexta (18). Hoje, estão cotados dos deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP).

Comentários

Nome

C1,3,calote,1,cultura,5,esportes,35,eventos,3,EXCLUSIVO,54,Famosos,7,MUNICÍPIOS BAIANO,26,notícias,67,policial,45,política,59,Portal Bahia,33,saúde,45,TV Nordeste,1,
ltr
item
Bahia Notícias / Esporte / Saúde / Cultura / Municípios / Bahia Notícias / Holofote: Cortejado por Maia, Republicanos decide apoiar Lira na disputa pelo comando da Câmara
Cortejado por Maia, Republicanos decide apoiar Lira na disputa pelo comando da Câmara
https://1.bp.blogspot.com/-9mBRPGLSMTI/X9qR5R_AV-I/AAAAAAAAGqg/HF5kjw_W7Y8wB4ZNxUuwkoY0xdOJYVNWwCLcBGAsYHQ/s320/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%25286%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-9mBRPGLSMTI/X9qR5R_AV-I/AAAAAAAAGqg/HF5kjw_W7Y8wB4ZNxUuwkoY0xdOJYVNWwCLcBGAsYHQ/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%25286%2529.jpg
Bahia Notícias / Esporte / Saúde / Cultura / Municípios / Bahia Notícias / Holofote
https://www.portalbahianoticias.com.br/2020/12/cortejado-por-maia-republicanos-decide.html
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/2020/12/cortejado-por-maia-republicanos-decide.html
true
6394631663971599416
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar