Parlamentares de Brasil e mais sete países reativam o Parlamento Amazônico



Em sessão conjunta realizada na manhã desta segunda-feira (21), parlamentares de oito países decidiram reinstalar o Parlamento Amazônico, que estava inativo havia quase uma década. Um dos principais objetivos do grupo é a proteção da Floresta Amazônica, que vem sofrendo com o aumento do desmatamento e de crimes ambientais.


Os parlamentares oficializaram nesta manhã a instalação de uma nova assembleia do Parlamento Amazônico e escolheram um novo conselho diretor. O presidente será o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que foi eleito em votação simbólica, por unanimidade.


Os outros sete países do bloco vão indicar representantes para a vice-presidência.


Os representantes brasileiros são, além de Trad, os senadores Paulo Rocha (PT-PA), Eduardo Braga (MDB-AM); Plínio Valério (PSDB-AM) e Telmário Mota (PROS-RR) e os deputados José Ricardo (PT-AM), Léo Moraes (Podemos-RO), Maria Perpétua de Almeida (PC do B-AC), Marcelo Ramos (PL-AM) e Camilo Capiberibe (PSD-AP).


Segundo os parlamentares ,o Parlamento funcionará como um fórum de integração, fora da esfera dos governos nacionais.


"Dentre os principais objetivos do Parlamento Amazônico, vale destacar a integração da região, a defesa da democracia, a pluralidade política e ideológica como base de uma comunidade amazônica democraticamente organizada, com respeito à ordem jurídica, não intervenção e segurança internacional da Amazônia e ações de cunho ambiental contra o aquecimento global", afirmou Trad na sessão.


A reinstalação do Parlamento Amazônico acontece no fim de um ano marcado por recordes de desmatamento e de queimadas, em especial na parte brasileira da floresta.


Dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) mostram que de agosto de 2019 a julho de 2020, período base usado na aferição do instituto, foram derrubados 11.080 km² de floresta, um salto de 9,5% em relação ao período de 12 meses anterior. Além disso, as queimadas no bioma destruíram 76 mi km².


O Parlamento Amazônico foi criado em 1988, reunindo Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A Guiana Francesa também faz parte do parlamento, mas não participou das últimas reuniões que discutiram a sua reativação.


O objetivo era propor políticas integradas para a região da Floresta Amazônica e melhorar a relação entre os países com territórios na região para promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia. O último evento do fórum, porém, ocorreu em 2011.


Além da defesa da floresta em si, segundo seus integrantes, o Parlamento deve tratar das questões relacionadas às populações indígenas e dos interesses econômicos e nacionais na região.

 

Comentários

Nome

C1,3,calote,1,cultura,5,esportes,35,eventos,3,EXCLUSIVO,54,Famosos,7,MUNICÍPIOS BAIANO,26,notícias,67,policial,45,política,59,Portal Bahia,33,saúde,45,TV Nordeste,1,
ltr
item
Bahia Notícias / Esporte / Saúde / Cultura / Municípios / Bahia Notícias / Holofote: Parlamentares de Brasil e mais sete países reativam o Parlamento Amazônico
Parlamentares de Brasil e mais sete países reativam o Parlamento Amazônico
https://1.bp.blogspot.com/-rULueglprjI/X-FAv93_KnI/AAAAAAAAG44/xNX998wG4z4oPQm19PsCeYNKrjrPgjGjQCLcBGAsYHQ/s320/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%25285%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-rULueglprjI/X-FAv93_KnI/AAAAAAAAG44/xNX998wG4z4oPQm19PsCeYNKrjrPgjGjQCLcBGAsYHQ/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%25285%2529.jpg
Bahia Notícias / Esporte / Saúde / Cultura / Municípios / Bahia Notícias / Holofote
https://www.portalbahianoticias.com.br/2020/12/parlamentares-de-brasil-e-mais-sete.html
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/2020/12/parlamentares-de-brasil-e-mais-sete.html
true
6394631663971599416
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar