Análise de uso emergencial de vacinas do Butantan e Fiocruz termina com 5 votos favoráveis

 


A apreciação do uso emergencial e temporário das vacinas contra a Covid-19 Coronavac e de Oxford pela Anvisa terminou com cinco votos favoráveis neste domingo (17). Os pedidos foram apresentados pelo Butantan e Fiocruz, respectivamente, para a análise do órgão. Os dois imunizantes foram aprovados com ressalvas sob condição de apresentarem dados e informações complementares e acompanhamento pós uso à Anvisa.


 


A reunião extraordinária foi iniciada às 10h e seguiu pela tarde deste domingo. Votaram favoravelmente, acompanhando a relatora, o presidente da Anvisa Antonio Barra, Cristiane Jourdan, Romison Mota e Alex Campos.


 


As duas vacinas foram submetidas à análise do corpo técnico da Anvisa e foram recomendadas por três áreas técnicas da agência, a Gerência Geral de Medicamentos, a coordenação de Inspeção e Fiscalização de Insumos Farmacêuticos e a Gerência Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária.


 


Em seguida a relatora dos dois pedidos de uso emergencial, Meiruze Freitas, leu o voto e deu parecer favorável à aprovação dos imunizantes. Durante o voto ela fez ressalvas a alguns pontos dos dois estudos, mas por fim entendeu que as duas vacinas têm capacidade de seguir em processo de avaliação e aprovação pela Anvisa para uso emergencial.


 


A Coronavac foi desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, que vai ser responsável pela fabricação do imunizante no Brasil.


 


Já a vacina cujo pedido foi apresentado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, em parceria com o laboratório AstraZeneca.


 


CORONAVAC


A CoronaVac foi desenvolvida com a tecnologia de vírus inativado. É uma técnica já consolidada e utilizada em vacinas como a da raiva e Influenza. 


 


Os estudos coordenados pelo Instituto Butantan com o imunizante no Brasil identificaram eficácia da CoronaVac em 50,38% (lembre aqui). De acordo com o diretor do Butantan, Dimas Covas, em comparação com as pessoas que não receberam a vacina, aquelas submetidas a imunização da Coronavac não apresentaram nenhum caso grave. Isso significa que a vacina tem 100% de eficácia em relação aos casos graves. O percentual de eficácia se mantém em relação aos casos moderados e a internação hospitalar (leia mais aqui).


 


A taxa de eficiência global da Coronavac variou em outros países. Dados da Indonésia mostraram uma eficácia de 65,3%.


 


A vacina é aplicada em duas doses. 


 


Durante os testes clínicos a vacina do Butantan não apresentou efeitos adversos graves. 


 


A Coronavac esteve no centro de uma tensão política entre o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido), e o governador de São Paulo João Doria (PSDB). O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, chegou a ser desautorizado pelo presidente após anunciar intenção de adquirir doses da vacina.


 


OXFORD/ASTRAZENECA


Os resultados dos testes clínicos da vacina de Oxford/Astrazeneca foram publicados na revista científica "The Lancet". Os dados sugerem eficácia média de 70,4%.


 


Os voluntários nos testes clínicos da vacina de Oxford/Astrazeneca não apresentaram efeitos adversos graves.


 


Assim como a Coronavac, essa vacina também é aplicada em duas doses.

Comentários

Nome

C1,3,calote,1,cultura,5,esportes,35,eventos,3,EXCLUSIVO,54,Famosos,7,MUNICÍPIOS BAIANO,26,notícias,67,policial,45,política,59,Portal Bahia,33,saúde,45,TV Nordeste,1,
ltr
item
Bahia Notícias / Esporte / Saúde / Cultura / Municípios / Bahia Notícias / Holofote: Análise de uso emergencial de vacinas do Butantan e Fiocruz termina com 5 votos favoráveis
Análise de uso emergencial de vacinas do Butantan e Fiocruz termina com 5 votos favoráveis
https://1.bp.blogspot.com/-5nyD3qhtT1s/YAUggdlywAI/AAAAAAAAHc4/qaTp8siRkUod6husG0Gz3axYH-RRcp5HwCLcBGAsYHQ/s320/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%25289%2529.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-5nyD3qhtT1s/YAUggdlywAI/AAAAAAAAHc4/qaTp8siRkUod6husG0Gz3axYH-RRcp5HwCLcBGAsYHQ/s72-c/IMAGEM_NOTICIA_5%2B%25289%2529.jpg
Bahia Notícias / Esporte / Saúde / Cultura / Municípios / Bahia Notícias / Holofote
https://www.portalbahianoticias.com.br/2021/01/analise-de-uso-emergencial-de-vacinas.html
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/2021/01/analise-de-uso-emergencial-de-vacinas.html
true
6394631663971599416
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar