Últimas notícias | Brasil $type=three$count=9$show=home

ECONOMIA$type=three$count=3$show=home

Últimas Notícias - Plantão $type=three$count=3$show=home

Brasil$type=grid$count=3$show=home

Quatro morrem na madrugada gelada da capital paulista, afirmam movimentos

 


O coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, Darci Costa, disse que dois dos homens aparentavam ter cerca de 40 e 60 anos de idade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Na madrugada mais fria dos últimos cinco anos na capital paulista, nesta quarta-feira (30), quatro homens foram encontrados mortos. Três deles estavam na praça da Sé e um na baixada do Glicério, ambos na região central, segundo os movimentos nacional e estadual de população em situação de rua de São Paulo.

Questionadas, a prefeitura paulistana e a SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado) não confirmaram se as mortes foram provocadas pelo frio.

Segundo o presidente Movimento Estadual da População em Situação em Rua, Robson Mendonça, a informação sobre as mortes foram passadas por moradores de rua. "Eles se conhecem e quando vieram aqui na sede do movimento, avisaram das mortes", disse.

O coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, Darci Costa, disse que dois dos homens aparentavam ter cerca de 40 e 60 anos de idade.

Costa afirmou que, no mesmo período de 2020, oito moradores de rua morreram na cidade e que somente na semana passada foram sete. A explicação para o aumento no número de mortes, segundo ele, é que no ano passado foram doadas muitas barracas e esteiras de isolamento para os moradores de rua. "Mas, neste ano, a prefeitura recolheu várias barracas no verão, e agora no inverno, a conta chega", ressaltou.

O padre Júlio Lancelotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua, disse que pessoas na rua morrem todos os dias, mas no inverno o número aumenta. "Jamais a prefeitura ou a polícia vão admitir que foi frio que provocou estas perdas, mas é o que parece quando alguém dorme numa calçada fria com 5°C de temperatura", ressaltou

Em nota, a prefeitura, gestão Ricardo Nunes (MDB) disse que não tem como atestar essas mortes, já que é SVO (Serviço de Verificação de Óbitos), da USP, ou o IML (Instituto Médico Legal) determinam a causa. Questionada, a Secretaria da Segurança Pública, do governo estadual, gestão João Doria (PSDB), não respondeu até a conclusão desta edição.

A cidade de São Paulo teve recorde de frio na madrugada desta quarta-feira (30), com a mínima de 6,3°C registrada por volta das 4h no Mirante de Santana (zona norte), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia. Foi a menor temperatura desde 12 de junho 2016, quando o termômetro acusou 3,5°C.

Já o GCE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, apontou uma madrugada ainda mais gelada, com temperatura mínima média de 5,7°C. Engenheiro Marsilac (zona sul) teve temperaturas de 1ºC e 0ºC, entre 4h e 7h.

Esta quinta (1º) terá tempo seco com alternância de sol e nuvens. A previsão do Inmet é que a temperatura máxima até suba um pouco na capital durante o dia e atinja 17°C, mas durante a noite e de madrugada, a mínima ficaria em 4°C. Esse frio intenso é fruto de uma massa de ar polar.

A Defensoria Pública afirmou ter encaminhado nesta quarta-feira (30) ofício para os governos estadual e municipal pedindo a adoção de providências voltadas à população em situação de rua por causa da onda de frio intenso.

Entre outros itens, a Defensoria recomenda a ampliação imediata do número de vagas disponíveis para acolhimento, inclusive de crianças e adolescentes, a oferta de abrigos emergenciais, se necessário, em escolas, igrejas, hotéis, salões e demais espaços públicos e privados adequados a essa finalidade, com plantão 24h, a intensificação das abordagens sociais nos locais onde se verifica a presença de população em situação de rua e a suspensão imediata de quaisquer ações de retirada de pertences da população que se encontre na rua.

A prefeitura disse que na madrugada desta quarta, 227 pessoas foram acolhidas, houve 30 recusas e foram distribuídos 200 cobertores. "Desde 30 de abril, foram contabilizados 10.744 acolhimentos, 779 recusas e 9.537 cobertores distribuídos", afirmou, em nota.

"Desde o dia 30 de abril, quando teve início o Plano de Contingência para Situações de Baixa Temperatura de 2021, até ontem [terça], foram feitos 783.771 acolhimentos na rede socioassistencial destinada à população em situação de rua.

Especificamente a partir de chamadas à central 156, no período de plantão (noite/madrugada) da Coordenação de Pronto Atendimento Social, houve 10.744 acolhimentos, 779 recusas e 8.687 cobertores distribuídos", afirmou.

Em nota, o governo estadual disse que vai distribuir à população em situação de rua da capital paulista 50 mil cobertores que foram doados pela iniciativa privada.

Comentários

Nome

Brasil,27,C1,4,calote,1,Covid-19,6,cultura,8,economia,33,esportes,65,eventos,6,EXCLUSIVO,111,Famosos,26,golpistas,1,JUSTIÇA,30,mundo,22,MUNICÍPIOS BAIANO,37,notícias,85,policial,73,política,141,Portal Bahia,55,Rádio Tudo FM,1,saúde,87,TV Nordeste,5,
ltr
item
Portal Bahia Notícias / Policial / Política / Saúde / Esporte / Eventos: Quatro morrem na madrugada gelada da capital paulista, afirmam movimentos
Quatro morrem na madrugada gelada da capital paulista, afirmam movimentos
https://1.bp.blogspot.com/-oFBoxYGNZ9c/YN4SCFuH0JI/AAAAAAAAIuQ/Uwu2CppuujMLmYURa1j5cQU157m6M4YiQCLcBGAsYHQ/s320/naom_60dd77ec4528b.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-oFBoxYGNZ9c/YN4SCFuH0JI/AAAAAAAAIuQ/Uwu2CppuujMLmYURa1j5cQU157m6M4YiQCLcBGAsYHQ/s72-c/naom_60dd77ec4528b.jpg
Portal Bahia Notícias / Policial / Política / Saúde / Esporte / Eventos
https://www.portalbahianoticias.com.br/2021/07/quatro-morrem-na-madrugada-gelada-da.html
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/2021/07/quatro-morrem-na-madrugada-gelada-da.html
true
6394631663971599416
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar