Bolsonaro teme rejeição a indicado ao STF e paralisia no Congresso após derrota | Portal Bahia Notícias

LIFESTYLE$type=grid$count=3$show=home

As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo$type=three$count=3$show=home

ECONOMIA$type=three$count=3$show=home

CULTURA-LAZER$type=three$count=3$show=home

$type=three$count=3$show=home

ESPORTES$type=three$count=3$show=home

Bolsonaro teme rejeição a indicado ao STF e paralisia no Congresso após derrota

 


O revés em uma votação importante para a agenda do Palácio do Planalto elevou o temor de que as propostas de interesse de Bolsonaro fiquem paralisadas no Congresso

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A entrada de Ciro Nogueira na Casa Civil não foi suficiente para melhorar a vida do governo no Senado, que impôs uma derrota e derrubou nesta quarta-feira (1º) o projeto com programas trabalhistas que eram a aposta da gestão Jair Bolsonaro para impulsionar contratações em ano eleitoral.

O revés em uma votação importante para a agenda do Palácio do Planalto elevou o temor de que as propostas de interesse de Bolsonaro fiquem paralisadas no Congresso.

Segundo integrantes do governo, as divergências entre os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se agravaram, e alguns dizem não ver, ao menos no curto prazo, um cenário de alinhamento entre as duas Casas.

Além de projetos caros ao Executivo, até mesmo ministros que antes diziam acreditar no aval do Senado para André Mendonça ser nomeado ao STF (Supremo Tribunal Federal) agora reavaliam o prognóstico, que passa a ser mais difícil para a aprovação do indicado por Bolsonaro à corte.

O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que preside a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), apenas pautará a sabatina de Mendonça se tiver certeza de que ele vai perder, segundo pessoas próximas ao congressista.

A articulação nesse sentido, afirmam, nem está se dando em caráter reservado. Em sessão recente, senadores apontaram que Alcolumbre levantou a hipótese de derrubar Mendonça para enviar um recado ao Planalto.

Nas contas de aliados do presidente do Senado, há atualmente em torno de 35 votos para a aprovação de Mendonça no plenário da Casa, apoio que está em tendência de queda. São necessários 41 votos para que Mendonça assuma uma cadeira no STF.

O Planalto chegou a ensaiar um gesto a Alcolumbre para lhe dar mais poder no controle do Orçamento. O governo, no entanto, recuou depois da reprovação da reforma trabalhista, cuja culpa também é atribuída ao senador.

Por trás da derrota desta quarta está, além de um recado ao governo, a disputa travada entre Pacheco e Lira, que chegou ao mais alto nível de tensão.

Interlocutores do governo e Lira acusam Pacheco de ter descumprido um acordo costurado horas antes da votação. Pacheco e senadores dizem que a Câmara rompeu negociações anteriores, e, portanto, não são confiáveis.

Auxiliares de Bolsonaro dizem acreditar que, a partir da derrota na MP trabalhista, o desgaste na relação com Pacheco se agravou.

Hoje, integrantes do governo afirmam não saber qual o clima para o Senado avançar com a pauta do Planalto nem o tamanho da base.

O terreno no Senado é formado por uma oposição mais ativa e disposta a sangrar o governo, além de uma insatisfação da maior bancada da Casa, o MDB, que vem sendo desprestigiada.

O partido tem aguardado a oportunidade de dar o troco no governo, desde que perdeu a presidência do Senado para Alcolumbre em 2019 e para Pacheco no início de 2021 -ambos do DEM.

Mesmo com tendência reformista em matérias de natureza econômica, a maior parte dos emedebistas votou para derrubar a medida provisória -oito votos contra cinco.

O placar da votação evidencia ainda uma fraqueza generalizada do governo no Senado. Nem mesmo o partido do ministro Ciro Nogueira, um senador licenciado, conseguiu apoio integral para a MP.

Outros partidos governistas, como o PL, tiveram maioria contrária.

O vice-líder do governo no Senado e no Congresso, Jorginho Mello (PL-SC), considerado próximo a Bolsonaro e que esteve com o presidente tantas vezes em pescarias no litoral de Santa Catarina, votou contra a orientação do governo. Procurado, Mello não se manifestou.

Integrantes do governo, mesmo na área econômica, tentam emplacar o discurso de que Pacheco tem dificultado o andamento de pautas de Bolsonaro por ter a pretensão de disputar a Presidência da República em 2022. Ele negocia a candidatura pelo PSD.

Porém, a insatisfação no Senado vai além da projeção eleitoral. A disputa entre Pacheco e Lira começou a se elevar quando a Câmara desfez uma decisão do presidente do Senado e retomou um trecho de um projeto que acabaria com sociedades simples, bastante usada por advogados.

A medida acabou sendo vetada por Bolsonaro, mas o movimento feito pela Câmara desagradou Pacheco, que é advogado.

Em troca de farpas, Lira tem dito que a agenda de reformas do governo não avança por causa do Senado. No horizonte, há um novo foco de tensão: a reforma tributária.

Os presidentes das duas Casas discordam sobre qual o formato para as mudanças nas regras de tributação. Pacheco tende a apoiar uma proposta mais ampla do que a da Câmara, que altera apenas normas do IR (Imposto de Renda).

No Senado, há propostas econômicas do governo paradas, como a privatização dos Correios e a abertura do mercado de navegação entre portos. Fora da pauta econômica, o Senado tem barrado propostas apoiadas por Lira, como a volta das coligações partidárias.

Nesta quarta, aliados do governo costuraram um acordo com Lira para que as mudanças feitas na MP dos programas trabalhistas pelo Senado fossem chanceladas pela Câmara. O principal ponto era o trecho que alterava parte da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

Segundo participantes da negociação, Lira e Pacheco haviam concordado em enxugar essa parte do projeto, e manter a previsão de novos programas trabalhistas defendidos pelos ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência).

No entanto, Pacheco colocou a proposta em votação de forma que, de uma só vez, todo o projeto foi enterrado.

Lira argumentou a aliados que a palavra final deveria ser da Câmara, de onde começam a tramitar medidas provisórias.

Nesta quinta (2), por um voto, o governo escapou de outra derrota no Senado durante a votação da MP (Medida Provisória) que permitia a compra insumos para o enfrentamento da pandemia sem licitação.

O texto recebeu 36 votos favoráveis e 35 contrários. A resistência foi articulada pelo relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL). O principal argumento dos senadores para não aprovar a proposta era de que ela iria regularizar todas os desvios identificados pela comissão nos últimos quatro meses.

De acordo com a proposta, que agora segue à sanção, durante o estado de calamidade pública provocado pelo coronavírus, a administração pública direta e indireta nos níveis federal, estadual e municipal, poderá dispensar a ou realizar licitação na modalidade pregão com prazos reduzidos pela metade.

A medida provisória também permitia a realização de pagamentos antecipados nos casos em que isso representasse condição indispensável para obter o bem ou assegurar a prestação do serviço ou resultar em economia de recursos.

Comentários

Nome

Abel Ferreira,1,Acidente,2,ADAPTAÇÕES,1,ADELE-CANTORA,1,ÁFRICA,1,Africa Do Sul,1,Agenda de Candidatos,1,Alberto Fernández,1,Aldo Rebelo,1,Alerta De Golpe,1,ALEXANDRE DE MORAES,1,ALIMENTAÇÃO,1,ALPINISMO,1,ALTA,1,Amazon,1,Animais,1,ANITTA-CANTORA,1,Antônio Pedro,1,Anvisa,1,Apagão,2,Aplicação,1,APOIO SOCIAL,4,Arábia Saudita,1,Arena Fonte Nova,1,Argentina,2,Arrecadação,1,ARTUR,1,Assaltante,1,Athletic Club,1,Athletico-PR,1,Atlético-GO,1,Atlético-MG,1,Ator,1,ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS,2,ATP 250 de Winston-Salem,1,Atriz,2,Atual,2,Audiência,1,Australiana,1,Automobilismo,1,AVA,1,Avaí,1,Bahia,4,Baixar Cd,1,banco,2,Banco Central,2,Banco do Brasil,1,BANCOS-JUROS,1,Bandido,1,Barbie,1,BASTIDORES,2,bbb,23,bbb21,3,Beach Soccer,1,Bella Ramsey,1,BELO HORIZONTE,1,Besouros,1,Betin,1,Bitcoin,7,Bivalente,1,Bolsa de Valores,1,Bolsa Família,2,BOLSONARO-JOIAS,4,Botafogo,1,Brabas,1,Brasil,76,BRASIL-SEGURANÇA,1,Brasileirão,1,Brasileiro,2,Brasileiro Feminino,2,BRICS,1,Britney Spears,1,BRUNA-BIANCARDI,1,C1,2,CÂMARA,1,Caminhão,1,CAMISA 10,1,campanha solidária,1,Campeonato Brasileiro,3,Campeonato Carioca,1,Campeonato Mineiro,1,Campeonato Paulista,1,CAMPEONATO SAUDITA,1,Canal UOL,29,CÂNCER DE BEXIGA,1,CÂNCER NO PÂNCREAS,1,Candidatos,1,Canisso,2,CANNABIS-MEDICINAL,1,CARLA-ZAMBELLI,1,CARLOS-BOLSONARO,1,carnaval,4,Carro,1,CASO MARIELLE FRANCO,1,CBF,1,CBV,1,Cd,1,CENSO-2022,1,CESTA BÁSICA,1,Chile,1,CHINA,1,Ciclismo Paralímpico,1,Cidades,7,CIÊNCIA-ESPAÇO,1,CINEMA,5,Circuito Mundial,2,Circuito Mundial de Surfe,1,Ciro Gomes,1,Cirurgia,1,CLIMA,1,CLIMA-RIO,1,CLIMA-RS,1,CLUBE DE TIRO,1,CNE,1,CNM,1,cnn brasil,2,COMBUSTÍVEIS,1,Commodities,1,Computer,1,CONGÊNITA,1,Connect Mix,1,Contas Externas,1,Conteúdo,1,Copa América,1,COPA DA ALEMANHA,1,Copa do Mundo,2,Copa do Mundo Feminina,2,Corinthians,2,Coritiba,1,Corona vírus,1,Coronavírus,9,COVID-19,17,Coxa,1,CPI,1,CPI DA COVID-19,5,CRACOLÂNDIA-SP,1,CRÉDITO,1,Crianças,1,Criminoso,1,Cristian Echegaray,1,Criticada,1,Críticas,1,Cruzeiro,1,Cruzmaltino,2,Cuba,1,cultura,11,CULTURA-LAZER,3,Curso,2,DANIEL SILVEIRA,1,Dar,1,Debate,7,Defensoria Pública,1,Demi Lovato,1,Deputado Estadual,1,DESENROLA,1,DESENROLA-BRASIL,1,DESVIO DE JOIAS,1,Device,1,dicas,3,DINHEIRO,2,DISCORD,1,Disney,1,Distrito Federal,1,Distrito Sanitária Especial Indígena Leste,1,Divulgue sua música nas rádios,1,DO CROMOSSOMO 13,1,DOCUMENTO,1,Dólar,1,Domingão,1,Domingão com Huck,1,Download,1,DPU,1,Dragão,1,DROGAS,1,Dupla,1,Duplas,1,ECONOMIA,129,ECONOMIA-BOLSA,1,Educação,9,ELEIÇÕES,10,Eleições 2022,4,Elton John,1,em Brasília,1,EMERGÊNCIA MÉDICA,3,Energia,4,Enquete,8,Entenda,1,Entretenimento,12,Erótico,1,Eslovênia,1,ESPAÇO,1,Especial,1,Espírito Santo,1,Espirito Santos,1,Esporte,35,esportes,101,ESQUEMA DE APOSTAS,1,ESQUEMA DE JOIAS,1,estadão,30,Estados Unidos,1,Estupro,1,Etapa do Rio,1,EUA,3,EUA-POLÍCIA,1,Europa,1,eventos,3,EXCLUSIVO,92,F1,1,Faculdade,3,Fake News,1,FAMA,43,FAMA JULIETTE-FREIRE,1,FAMOSOS,98,FEBRE-MACULOSA,1,Fernando Diniz,1,Fernando Haddad,2,FESTA,1,FESTIVAL,3,FGTS,1,Fifa,1,Filha,1,Filho,1,FILHO ZÉ VAQUEIRO,1,Filme,2,Finanças,4,Fiocruz,1,FIVB,1,Flamengo,3,Fluminense,3,Fofoca Salvador,6,Fofocas,8,folha de sp,30,Fórmula 1,2,Fortaleza,2,FORTE DEI MARMI,1,Fórum Econômico Mundial,1,FREDERICK-WASSEF,1,Futebol,30,Futebol Feminino,1,FUTEBOL-NEYMAR,1,g1,26,Gabriel Medina,1,Gavião Arqueiro,1,GENIAL/QUAEST,1,Gilmara do Rosário,1,globo,2,GO,2,Goiás,1,GOLPE,1,golpistas,2,Google,2,GOVERNO,2,GP da Bélgica,1,Grêmio,1,Greve da Enfermagem,1,GUARUJÁ,1,Gustavo,1,Gustavo Mendes,1,HABITAÇÃO,1,HARRY E MEGHAN MARKLE,1,Harry Styles,1,Hbo,1,Hoje,1,Hold Me Closer,1,HOLLYWOOD,2,HONG KONG,1,HOSPITAL,1,Hospitalizações,1,Ibovespa,1,Idade,1,Imagens,21,Imagens Vídeos,1,IMPOSTO DE RENDA,1,Impostos,1,Imunização,1,INFLAÇÃO,1,InfoGripe,1,INGRA SOARES,1,INSS,1,INSTAGRAM,1,Inteligência artificial,1,Internacionais,1,Internacional,1,investigação,5,IPI,1,Irã,1,ISIS-VALVERDE,1,ITÁLIA,1,Italiano,1,Ituano,1,Jadson André,1,JAIR BOLSONARO,2,Japão,2,Jarbas Barbosa,1,Jeremy Renner,1,João Gomes,1,Jornalismo,1,Juiz de Fora,1,JUSTIÇA,110,Key Alves,1,La Pampa,1,LARISSA-MANOELA,3,Lauro Chaman,1,Leal,1,Leão do Pici,1,Legalização,2,LGBT+,1,Líder,1,LÍDER RELIGIOSO,1,LIFESTYLE,27,Liga das Nações,1,Liga das Naões,1,Liga Mundial de Surfe,1,Lista,2,Livia Andrade,1,Livros,7,Ljubliana,1,logo uol,17,Los Hermanos,1,LUANA-PIOVANI,1,Luciano Huck,1,Lula,3,LULA-DISCURSO,1,LULA-GOVERNO,1,LULA-SAÚDE,1,MÁ-FORMAÇÃO,1,Mae,1,Magrelo,1,Maior exportador,2,MAISA-SILVA,1,Manifestantes,1,Mapa,1,Maps,6,Maracanã,2,Marcelo Melo,1,Marinha,1,Martin Short,1,Marvel,1,Maurício Barbieri,1,MAURO-CID,1,Max Verstappen,1,Mbappé,1,MC Pipokinha,1,MEGHAN MARKLE E HARRY,1,MEIO AMBIENTE,1,MERCADO DE TRANSFERÊNCIAS,1,MERCADO FINANCEIRO,1,Meryl Streep,1,META,1,MICHELLE-BOLSONARO,1,Minas Gerais,5,Ministério da Economia,1,Ministério da Saúde,2,Ministério das Relações Exteriores,1,MINISTRO,1,MONTADORAS,1,Moodle,1,Morador de Rua,1,Morre,1,Motivo,1,Movimento Nacional Pela Vacinação,1,Mudial de Vôlei Masculino,1,Mundial,2,Mundial Sub-20,1,MUNDIAL'2023,1,MUNDO,76,MUNICÍPIOS BAIANO,13,Música,13,MUTIRÃO-EMPREGO-SP,1,Nao,1,Natação,1,Natação Paralímpica,1,Natal,2,NEGÓCIOS,1,Netflix,1,Neve,1,No limite,1,Notícia,17,notícias,78,Notícias Debate,1,notícias de hoje,2,notícias de última hora,2,notícias do brasil,2,notícias do brasil hoje,2,notícias do mundo,2,notícias portugal,2,notícias portugal ao vivo,2,nubank,1,OFENSAS,1,Oitavas de Final,2,Olimpíada de Tóquio,1,Only Murders In The Building,1,OnlyFans,1,OPAS,1,OPERAÇÃO LUCAS 12:2,1,Paga,1,Palácio do Planalto,1,Palestrinas,1,Palmeiras,2,pandemia,8,Paradesporto,2,Paula Fernandes,1,Paulo Guedes,1,PCC,1,Pedro Pascal,1,Peniche,1,PESQUISA,1,Petrobras,1,Petróleo,1,Piso dos Professores,1,PM,1,Png,1,PNI,1,Polícia,10,Polícia Civil,10,POLÍCIA FEDERAL,8,policial,33,Politica,8,política,224,Polônia,1,Portable,1,Portal Bahia,26,portal da uol,18,Portal do Aluno,1,portal do uol,26,Portal UOL,51,Portal UOL | Notícias,19,portal uol de notícias,22,Portal UOL Notícias,3,portaluol,17,Portugal,2,Premiado,1,Presos,1,PRESSÃO ARTERIAL,1,Prime Video,1,Produção de Petróleo,1,Professores,1,Quartas de Final,1,QUEDA,3,r7,23,Rádio Nacional,1,Rádio Tudo FM,1,Raimundos,2,Real Ariquemes,1,Receita Federal,1,RECEITAS,1,Recorde de público,1,Rede Metrópole FM,2,REFINARIAS PRIVADAS,1,REGINA-CASÉ,1,REI-CHARLES 3º,1,RELATO,1,Renan Dal Zotto,2,revista fórum,2,Rio,1,Rio de Janeiro,7,ROBERTO-CAMPOS NETO,1,Roraima,2,Rubro-Negro,2,RÚSSIA,2,RÚSSIA-UCRÂNIA,1,Samuel Pupo,1,SANTA CATARINA,1,Santa Isabel,1,São Paulo,8,São Paulo Notícias,42,Saquarema,1,SAÚDE,101,Saúde Indígena,1,SEGURANÇA,1,Seleção Brasileira,5,Seleção Brasileira Masculina de Vôlei,1,Selena Gomez,1,Semana,1,Semifinais,3,Senado,2,Sergio Pérez,1,Série,1,Série A,4,Série B,1,Sertanejo,1,Sexo,1,Shopping,8,Show,1,Simaria,2,Simone,2,Simone Bolleli,1,Simone e Simaria,2,SÍNDROME DA TRISSOMIA,1,site da uol,18,Sites,1,Slalom,1,Social Notícias,7,Spa-Francorchamps,1,Spotify,6,Star Plus,1,Steve Martin,1,STF,5,STF - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL,1,Sumidouro,1,Sumiu,2,Supremo Tribunal Federal,2,Surfe,3,Surgiu,2,Tatiana Weston-Webb,1,TECH,18,TECNOLOGIA,1,Telefone,1,Televisão,49,Template,1,Tênis,1,terra,30,terra notícias,2,Tesouro Direto,1,Tesouro Nacional,1,Tetracampeonato,2,The Last Of Us,1,Thiago Monteiro,1,THREADS,1,Títulos Públicos,1,TORNEIO,1,TRAGÉDIA,1,Trama golpista,1,TRANSAÇÕES,1,Treta,1,Tributos,1,Tricolor,1,TRT-RJ,1,TSE,2,Turismo,1,Turquia,1,TV & FAMOSOS,26,TV e Cinema,5,TV Globo,1,TV Nordeste,3,TWITTER,1,UCRÂNIA,1,UCRÂNIA/RÚSSIA,1,Última Hora,1,Últimas notícias,2,últimas notícias de hoje,2,UOL,46,UOL CONFERE,4,UOL News,23,UOL Notícias,29,uol portal,17,uol seu universo online,17,UOL YouTube,28,Urgente,3,Uruguai,1,Usina Atucha I,1,UTI,1,Vacina,1,Vacina Bivalente,1,Vacinação,1,Vacinação Antirrábica,1,Vacinas,1,Varíola dos Macacos,1,Vasco,4,veja,2,VENENOS,1,Verdão,1,Vídeo,3,Vídeos,11,Violações de direitos,1,Violência,5,Vitor Pereira,1,Vôlei,3,Voos,4,Wallace,2,Web,2,WhatsApp,2,WhatsApp caiu,1,World Series de Lignano,1,WSL,1,XUXA-MENEGHEL,1,Yago Dora,2,ZÉ VAQUEIRO,1,Zelandes Alberto Patamona,1,
ltr
item
Portal Bahia Notícias: Bolsonaro teme rejeição a indicado ao STF e paralisia no Congresso após derrota
Bolsonaro teme rejeição a indicado ao STF e paralisia no Congresso após derrota
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYkZdl1zNm6CeOqFHWxfL3yLJOLlGPEbu4QAFs1d29qheOdiwmRISQrFTAoEvtg1yeI3Pg_8nCzEETS8mUdSpqUHQ1X0aiDcFNO8sX11VhyphenhyphenNjRgrhfxwMUu6lfWfa5pVlQi5tX0QoQj5k/w400-h225/naom_607fd761ef3cc.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYkZdl1zNm6CeOqFHWxfL3yLJOLlGPEbu4QAFs1d29qheOdiwmRISQrFTAoEvtg1yeI3Pg_8nCzEETS8mUdSpqUHQ1X0aiDcFNO8sX11VhyphenhyphenNjRgrhfxwMUu6lfWfa5pVlQi5tX0QoQj5k/s72-w400-c-h225/naom_607fd761ef3cc.jpg
Portal Bahia Notícias
https://www.portalbahianoticias.com.br/2021/09/bolsonaro-teme-rejeicao-indicado-ao-stf_3.html
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/
https://www.portalbahianoticias.com.br/2021/09/bolsonaro-teme-rejeicao-indicado-ao-stf_3.html
true
8039126908335527060
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar